Demian Candido Ferreira - Doctoralia.com.br

Ligue e agende sua consulta: (24) 3348-1221 / 3346-5982 ou fale conosco pelo Whatsapp: (24) 99257-5385

CardioCentro
20200910030940.jpg

Setembro Amarelo

Publicado em 10/09/2020

O mês de Setembro é Amarelo. E, hoje, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Especialmente nesta data, a gente se pergunta como ajudar, o que fazer e o que não fazer.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) alerta que informação clara e objetiva é fundamental para a nossa saúde mental. Não existe prevenção com tabu e estigma.

Falar é essencial.
Escutar também.
E se não estiver tudo bem, é preciso buscar ajuda.

Juntos, vamos prevenir o suicídio todos os dias do ano.

“O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.”

Acesse cvv.org.br

20200629020655.png

Você sabia que o antigo Hospital das Clínicas agora é Hospital Santa Cecília?

Publicado em 29/06/2020

O Grupo ICC, um dos maiores complexos de saúde do Norte e Nordeste do Brasil, assumiu a gestão do Hospital Santa Cecília (HSC), antigo Hospital das Clínicas, em junho.

A equipe de Cirurgia Cardíaca do Dr. Demian Cândido Ferreira agora faz parte do corpo clínico do HSC, onde realizará cirurgias cardíacas em pacientes de convênio e, também, pelo SUS.

O projeto do HSC marca a aliança estratégica entre o ICC e a CSN para promover o cuidado e o bem-estar da população. Ao longo de seus 75 anos, o Grupo desenvolveu um modelo de gestão hospitalar de excelência, com práticas inovadoras como o uso da Inteligência Artificial Watson for Oncology e iniciativas ligadas a ensino, pesquisa e formação.

“O nosso maior objetivo é trazer melhorias para essa região e utilizar todas as ferramentas de ponta e médicos especializados que venham a beneficiar a saúde da população”, afirma o CEO do Grupo ICC, Pedro Meneleu.

20200626120610.png

Pandemia provoca agravamento de quadros psiquiátricos

Publicado em 26/06/2020

Pesquisa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) divulgada no mês de maio mostra o agravamento de quadros psiquiátricos em pacientes devido à pandemia de Covid-19.


Foram entrevistados cerca de 400 médicos de 23 estados e do Distrito Federal, o que representa 8% do total de psiquiatras do país. 


Eles destacaram o aumento da sintomatologia ansiosa e de quadros de depressão, ansiedade e transtorno de pânico, além de alterações significativas no sono.


Confira alguns números da pesquisa "Atendimento psiquiátrico e Covid-19" da ABP:


- 47,9% dos psiquiatras tiveram aumento nos atendimentos após o início da pandemia, podendo chegar a 25% de crescimento.


- 67,8% dos psiquiatras receberam pacientes novos, que nunca tinham apresentado sintomas psiquiátricos antes.


- 69,3% dos psiquiatras atenderam pacientes que já haviam tido alta médica, mas tiveram recidiva de seus sintomas.


“Não se pode descuidar das doenças de pacientes mentais e da parte da saúde mental das pessoas”, disse o presidente da ABP, Antonio Geraldo da Silva, em entrevista à Agência Brasil.


Marque sua consulta com o Dr. Felipe Feitosa (CRM: 52.104838-4), psiquiatra da Clínica PrimeVida.

20200615080622.jpg

Festa Robótica!

Publicado em 15/06/2020

Neste domingo, o Dr. Gustavo Rodrigues, da Clínica PrimeVida, participou de duas cirurgias no Hospital Quinta D’Or (RJ): histerectomia e miomectomia (com a melhor técnica do mundo!).

“Visão 3D, movimentos precisos, delicadeza do robô e segurança nos movimentos na pelve feminina”, destaca nosso especialista em Ginecologia, Cirurgia Videolaparoscópica, Cirurgia Robótica, Videohisteroscopia e Histerossalpinografia.

20200615080600.jpg

Namorar faz bem à saúde?

Publicado em 12/06/2020

A resposta é sim!

Estudos mundo afora mostram que, além de fazer bem para a alma, também é bom para a saúde e até previne doenças.

Estar perto da pessoa amada numa relação saudável, por exemplo, faz nosso corpo liberar oxitocina. E isso diminui os níveis do hormônio que causa estresse (cortisol).

Toda essa química no cérebro e no organismo também reduz o risco de ansiedade e de depressão.

Um abraço produz uma sensação tão prazerosa que estabiliza a pressão arterial.

Já o sexo relaxa, melhora o humor e pode ser considerado uma atividade física.

Feliz Dia dos Namorados!

20200615080639.jpg

Você sabe o que é EEG?

Publicado em 05/06/2020

O eletroencefalograma (EEG) é um exame não invasivo utilizado por neurologistas para avaliar a atividade elétrica do cérebro do paciente. Por meio dele, é possível diagnosticar alterações psiquiátricas e neurológicas, sejam infecciosas, sejam degenerativas.

O EEG é indolor, não tem contraindicação e pode ser feito por pessoas de qualquer idade tanto acordadas quanto dormindo. O tempo de duração do exame dependerá da sua finalidade.

Quando ele é solicitado?
. em casos de epilepsia ou suspeita;
. em casos de alterações da atividade cerebral ou suspeita;
. para avaliação da atividade cerebral em casos de alteração no nível de consciência e intoxicações exógenas;
. em casos de inflamação;
. quando se faz necessário um complemento para avaliação do paciente com doença cerebral.

O exame também pode ser usado para confirmar o diagnóstico de morte cerebral.

E como é feito?
Em áreas do couro cabeludo, são fixados eletrodos com um gel condutor. Dessa forma, a atividade elétrica dos neurônios é captada e registrada pelo computador.

Por fim, vale lembrar que não existe apenas um tipo de EEG.

Aqui, na Clínica PrimeVida, realizamos EEG de rotina e EEG com mapeamento cerebral, que é um versão mais aprimorada do tradicional.

Entre em contato e agende seu EEG sob a supervisão da Dra. Beatriz Mazza (CRM: 52.86964-6).

20200615080605.jpg

Como amenizar o impacto negativo do isolamento dos idosos?

Publicado em 03/06/2020

A quarentena já dura meses e a pergunta permanece: como amenizar o impacto negativo do isolamento. Para ajudar, em especial, os idosos, listamos quatro dicas de como lidar com esse período da melhor maneira possível. Confira!


1. Crie uma rotina
A definição de horários para cada tarefa ajuda a regular o relógio biológico, aumentando o bem-estar. Se você estiver trabalhando de casa, é necessário separar as horas dedicadas a essa atividade das suas outras.

2. Tome sol
Se tiver uma varanda ou quintal, tire de 10 a 15 minutos para tomar sol. Os horários mais indicados para isso são antes das 10h e depois das 16h.

Se já tem o hábito de fazer exercícios, mantenha atividades dentro de casa ou no quintal, como caminhadas, alongamentos ou meditação. Que também ajudam muito a relaxar.

3. Cuide da mente
Que tal realizar atividades prazerosas como cozinhar, cultivar plantas, ouvir música, tocar um instrumento, pintar, artesanatos, dançar ou ler? Mente sã, corpo são.

4. Converse
Faça contato com familiares e amigos com mais frequência, pode ser por mensagem, ligação telefônica ou chamada de vídeo. Um bom papo alivia a angústia, alegra e diminui o risco de agravamento de doenças como a depressão.

E, para quem convive com pessoas mais idosas, lembre-se de oferecer ajuda, mas permitindo que mantenham sua autonomia e manifestem suas opiniões e desejos.

Ficou com alguma dúvida? Marque sua consulta com a Dra. Danielle L. de Moura (CRM: 52.74665-7), geriatra da Clínica PrimeVida.

20200615080615.jpg

Conheça a nova integrante da nossa equipe de especialistas

Publicado em 27/05/2020

Dra. Lívia A. C. Reis
CRM: 52.01084-4
Ginecologista e Obstetra

- Graduação em Medicina pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques
- Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Maternidade Carmela Dutra (RJ) e no Hospital Municipal da Piedade (RJ)

20200615080657.jpg

Você sabe o que é Holter?

Publicado em 15/05/2020

O Holter é um eletrocardiograma com um maior tempo de duração. No mínimo, de 24 horas.

Seu objetivo é diagnosticar ocorrências de comportamento elétrico anormal no coração do paciente ao longo do dia em atividades como repouso, exercício físico, trabalho, entre outras.


Como é feito o exame?
Um monitor leve e portátil é acoplado à cintura da pessoa. Ele é ligado por fios e conta com eletrodos, que são fixados em pontos específicos do tórax.

Quem pode solicitá-lo?
Médicos de qualquer especialidade podem solicitar o Exame Holter, contudo, apenas um cardiologista é capaz de emitir o laudo.

Os principais sintomas que levam a esse tipo de solicitação são tonturas, desmaios e palpitações.


Como não é um exame invasivo, não há contraindicação.

Precisa realizar um Exame Holter? Entre em contato com a Clínica PrimeVida.

20200615080644.jpg

Dia das Mães na quarentena

Publicado em 10/05/2020

Dia das Mães. Mais uma data especial que vamos passar em quarentena. Então, que saibamos dar um novo significado ao que representa, de fato, estarmos juntos. Afinal, mais importante do que estar perto, é estar no coração.

20200615080650.jpg

Você sabe o que é Ultrassom 4D?

Publicado em 28/04/2020

Muitos pais “grávidos” têm curiosidade de ver o rostinho do seu bebê ainda na barriga da mãe, não é mesmo? Pois bem, o Ultrassom 4D pode ajudá-los nisso!


O que é Ultrassom 4D?
O Ultrassom 4D permite a a captação de imagens tridimensionais do bebê se movimentando em tempo real (4D= 3D + tempo). No caso do Ultrassom 3D (altura, largura e profundidade), elas são estáticas.

Como ele é feito?
O Ultrassom 4D é realizado do mesmo modo que o ultrassom convencional, assim, não é necessário um preparo especial.

Qual é a melhor época para realizá-lo?
A melhor época para realizar esse exame fica entre a 26ª e a 30ª semana de gestação. Isso porque, nesse período, o bebê já está crescido e há bastante líquido amniótico na barriga da mãe.

Quando as imagens do ultrassom tradicional são nítidas, provavelmente, as do Ultrassom 4D também serão. 

Como ter acesso às imagens do bebê?

Na Clínica PrimeVida, você pode receber as imagens do seu bebê via aplicativo do equipamento diretamente no seu smartphone. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar a sua gestação!


Agende seu exame com a Dra. Priscilla Pereira na Clínica PrimeVida.

20200615090615.jpg

Páscoa e quarentena

Publicado em 12/04/2020

A gente sabe que Páscoa sem a família reunida não é a mesma coisa. Mas, em tempos de quarentena, a tecnologia está a nosso favor. Ligue para alguém que está longe e capriche no sorriso virtual! Lembre-se de que a distância é só física.

20200615080634.jpg

Movimente-se!

Publicado em 06/04/2020

Você sabia que hoje, dia 6 de Abril, é o Dia Mundial da Atividade Física?

Mesmo em quarentena, vamos nos movimentar!

Fazer exercício de maneira regular e moderada é importante para fortalecer nosso sistema imunológico. E há diferentes exercícios a serem feitos em casa, viu? Confira alguns deles:

- Alongamento
- Pular corda
- Subida e descida de escada (sem segurar no corrimão)
- Exercícios com o próprio peso corporal (agachamento, flexão de braço e abdominal, por exemplo)
- Dança
- Yoga

É possível encontrar ótimas dicas em aplicativos (gratuitos ou pagos), vídeos e lives nas redes sociais, que irão motivá-lo ainda mais!

Dê preferência aos exercícios que você já tem familiaridade para realizá-los de maneira correta, ok?

Fazer atividade física melhora a saúde, a autoestima e ajuda a ficar em forma! Bora?

20200427040435.png

Carnaval no sofá de casa? Prepare a pipoca!

Publicado em 24/02/2020

Você não curte carnaval? Para quem prefere relaxar nesses dias de folga, separamos 5 dicas de documentários relacionados à saúde e ao bem-estar, todos disponíveis na Netflix. Prepare a pipoca!


1. A Pílula Mágica

Lançado em 2017, o documentário australiano “A Pílula Mágica” mostra cinco pessoas que mudaram sua dieta para a citogênica (rica em gordura e pobre em carboidratos). Médicos, fazendeiros, chefs e demais especialistas avaliam o seu potencial de erradicar doenças comuns. Com direção de Rob Tate, é estrelado pelo chef australiano Pete Evans.


2. Cooked

Inspirado no livro “Cozinhar, uma história natural da transformação” do escritor e ativista Michael Pollan, "Cooked" é um documentário norte-americano dividido em quatro episódios: fogo, água, ar e terra. A proposta é chamar a atenção das pessoas para que elas repensem o que estão comendo. Lançado em 2016, foi dirigido po Azlex Gibney e apresentado pelo próprio Pollan.


3. Dieta dos Gladiadores

Em "Dieta dos Gladiadores" (em inglês "The Game Changers"), um lutador de UFC conversa com cientistas visionários e atletas de ponta, como o pentacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton, para descobrir a dieta ideal para melhorar a sua saúde. Lançado em 2018, tem direção de Louie Psihoyos, vencedor do Oscar de 2010 por "The Cove", que aborda a prática da caça de golfinhos no Japão.


4. Heal - O Poder da Mente

Dirigido e roteirizado pela atriz Kelly Noonan, "Heal - O Poder da Mente" estreou em 2017 e busca mostrar a ligação entre a psique e a saúde física por meio de histórias de doentes crônicos, médicos e líderes espirituais.


5. Yoga: Arquitetura da Paz

Com direção do pernambucano Heitor Dhalia, “Yoga: Arquitetura da Paz” é uma conversa do fotógrafo Michael O'Neill com mestres de yoga na Índia, Tibete e Nova York (EUA) numa busca de equilíbrio. Lançado em 2017, teve como base seu livro homônimo.


Gostou das nossas dicas? Quer sugerir outros documentários? Escreva aqui!

20200427040408.png

Aproveite a folia sem descuidar da sua saúde

Publicado em 20/02/2020

A época do ano mais aguardada pelos foliões já está aí! Mas, para manter o pique sem prejudicar sua saúde, vale ficar de olho nas 7 dicas que preparamos para você. Confira!

1. Hidrate-se

O carnaval coincide com a estação mais quente, por isso, beba bastante água, sucos de fruta naturais, água de coco e/ou bebidas isotônicas.

2. Alimente-se bem

Evite alimentos ricos em gorduras, porque eles geram uma sensação de estufamento e tornam a digestão mais lenta. Dê preferência a alimentos nutritivos e leves para uma digestão mais rápida. E, se estiver na rua, fique atento à higiene do local em que for comer para evitar intoxicação.

3. Tenha cuidado com o sol

Vai curtir a folia durante o dia? Então, não se esqueça do protetor solar. Como a sua duração é limitada, opte pelas versões para a prática esportiva, porque eles resistem melhor ao suor. Uma boa opção é levar uma embalagem pequena na bolsa para poder reaplicá-lo. Bonés e chapéus também são recomendados.

4. Use tintas próprias para a pele

Colorir o corpo só com tintas e colas próprios para o uso na pele, a fim de não acabar com uma alergia, ok? Evite glitter e/ou purpurina perto dos olhos. E, no fim da festa, retire a pintura com demaquilantes oleosos ou água micelar.

5. Modere no álcool

Como as bebidas alcoólicas são diuréticas, elas provocam uma eliminação de líquidos maior pelo organismo. Assim, se a quantidade de água que ingerida for menor do que a consumida, há risco de desidratação.

Modere no consumo de álcool, intercalando a bebida com água. Comer alguma coisa também ajuda, porque mantém a glicose estável, evitando que você passe mal. E lembre-se: se beber, não dirija.

6. Não exagere nos energéticos

Quando consumidas em excesso, substâncias ricas em cafeína, como pó de guaraná e bebidas energéticas, podem sobrecarregar o organismo, causar gastrite e até arritmia cardíaca.

7. Previna-se contra gravidez indesejada e DSTs

O preservativo, tanto masculino quanto feminino, é sempre a melhor opção para evitar gravidez indesejada e/ou doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HIV, HPV, herpes genital, gonorreia e sífilis. Proteja-se!

Gostou das nossas dicas? Ficou faltando alguma? Escreva aqui!

20200427030438.jpg

O que é histerossalpingografia?

Publicado em 07/02/2020

Histerossalpingografia. Apesar de um nome tão grande e complicado, é um exame simples e bem antigo. A diferença é que, com suas novas técnicas de execução, conseguimos imagens cada vez melhores.

Dessa forma, podemos avaliar, principalmente, a permeabilidade das trompas e a morfologia uterina. Outras patologias como a hidrossalpinge (acúmulo de líquido dentro das tubas uterinas), miomas e pólipos também podem ser sugeridos pela histerossalpingografia.

O Dr. Gustavo Rodrigues (CRM: 52.73637-6), ginecologista da Clínica Prime Vida, realiza o exame de histerossalpingografia em mulheres que estão com dificuldade de engravidar, mas ainda desconhecem o motivo disso. Agende sua consulta e seja bem avaliada.

20200427030400.png

Dia Nacional da Mamografia: Tire suas dúvidas

Publicado em 05/02/2020

Você sabia que 8 em cada 10 casos de câncer de mama não têm relação com o histórico familiar? Infelizmente, a falta de informação adequada ainda atrapalha a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama no Brasil. Hoje, no Dia Nacional da Mamografia (5 de fevereiro), aproveitamos para tirar algumas dúvidas sobre esse exame. Confira.


A mamografia pode ser entendida como o Raio-X da mama. É a principal maneira de detectar precocemente esse tipo de câncer. Também é utilizada para o diagnóstico de lesões palpáveis.


Durante a mamografia, as mamas são submetidas a uma leve a moderada compressão, a fim de deixar sua espessura e distribuição mais homogênea. Algumas mulheres são mais sensíveis a isso e sentem dor. O desconforto pode ser amenizado evitando a realização do exame durante os períodos do ciclo menstrual em que as mamas estão mais sensíveis.


A amamentação parece ser um fator que confere alguma proteção. No entanto, mais importante do que amamentar, seria ter o primeiro filho antes dos 30 anos. Vale ressaltar que ter o primeiro filho depois dos 30 anos não significa aumento do risco da doença.


Sim, as próteses de silicone não são impedimento para a mamografia.


A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a mamografia de rotina anual a partir dos 40 anos para mulheres de risco habitual. Para as mulheres de alto risco, a partir dos 30 anos.

A mamografia diagnóstica, que é solicitada para elucidação de alterações palpáveis, deve ser realizada em qualquer idade sempre que necessário.

Ficou com alguma dúvida? Marque sua consulta com a Dra. Vivian Calmon H. Ferreira (CRM: 52.79570-4), mastologista da Clínica Prime Vida.

20200427030400.jpg

Dia Mundial do Câncer: Participe da campanha #EuSouEuVou

Publicado em 04/02/2020

Nesta terça-feira, 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Câncer completa duas décadas. A data é uma oportunidade para divulgar informações sobre a prevenção e o controle da doença. Por isso, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) lança hoje a publicação “Estimativa 2020: Incidência de Câncer no Brasil”

Atualmente, no planeta, 7,6 milhões de pessoas morrem em decorrência do câncer a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. No entanto, com medidas adequadas, estima-se que 1,5 milhão de mortes poderiam ser evitadas.

Para aumentar a exposição e o engajamento social em torno da temática do câncer, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), da qual o INCA é membro, vem promovendo a campanha #EuSoueEuVou desde 2019 até 2021.

A premissa é que qualquer indivíduo tem o poder de reduzir o impacto potencial do câncer na sua própria vida, na vida de quem ama e no mundo.

Segundo a “Estimativa 2020”, os cânceres mais incidentes no Brasil serão os de pele não melanoma, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.

A projeção é feita pelo INCA em relação aos novos casos da doença para cada ano. O cálculo tem como base as informações coletadas pelos 27 Registros de Base Populacional existentes no país, que integram os dados dos 321 Registros Hospitalares de Câncer. Os números são apresentados por tipo de câncer (19 localizações no total), sexo, regiões, estados e capitais. Para saber mais sobre a publicação, acesse http://bit.ly/2v5oSiY.

20200424050459.jpg

Fevereiro Roxo e Laranja: “Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto”

Publicado em 03/02/2020

Já estamos em fevereiro, né? E, se o primeiro mês do ano foi de alerta sobre nossa saúde mental, agora são duas as campanhas de conscientização: Fevereiro Roxo (Lúpus, Doença de Alzheimer e Fibromialgia) e Fevereiro Laranja (Leucemia).

Em comum entre elas, está o fato de que o tratamento adequado pode diminuir os seus sintomas. Por isso, o lema é “Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto”. Conheça um pouco mais sobre cada uma.

-> Lúpus

É uma doença inflamatória de origem autoimune. Em outras palavras, o sistema imunológico do indivíduo produz anticorpos contra o próprio organismo, o que pode afetar diferentes órgãos.

Embora a origem seja desconhecida, seu desencadeamento está ligado a fatores genéticos, hormonais e ambientais.

Fadiga, febre e dores nas articulações são alguns dos sintomas.

-> Doença de Alzheimer

É um transtorno neurodegenerativo progressivo, que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória.

Costuma afetar mais os idosos.

Seus sintomas costumam estar associados a distúrbios comportamentais.


-> Fibromialgia

Caracteriza-se pela dor muscular generalizada e crônica, mas sem evidência de inflamação nos locais de dor.

Apesar de sua origem ainda não ser conhecida, a principal hipótese é que o indivíduo tenha uma alteração na percepção de dor.

São sintomas a dor muscular difusa, fadiga, rigidez muscular e dor após esforço físico, além de outros não relacionados ao aparelho locomotor, como sono não reparador e distúrbios de humor.

-> Leucemia

É uma doença maligna dos glóbulos brancos em que as células doentes se acumulam na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais. Existem mais de 12 tipos de Leucemia, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Sua origem é desconhecida.

A redução dos glóbulos brancos provoca baixa da imunidade, o que torna o organismo mais sujeito a infecções. Já a diminuição dos glóbulos vermelhos causa anemia, cujos sintomas são fadiga, falta de ar, palpitação, entre outros.

Lembre-se de que as informações disponíveis aqui não substituem a consulta médica. Procure sempre um especialista.